Relevo
Apresenta características marcantes de relevo, áreas baixas com o surgimento esporádico de outeiros com cerca de 20 metros de altitude. Os principais acidentes geográficos são: a Baía de São José, a leste do Município, e as pontas Panaquatira, Vermelha, de São José e Caúra.
Baía de São José
O Golfão Maranhense, situado no litoral nordestino, é formado pelas águas das baías de São Marcos e de São José. A de São José está localizada a leste da ilha de São Luís e a oeste a terra firme do município de Icatu. Na vazante, as águas correm em direção ao Oceano Atlântico. Na estrada, à direita, está localizado o arquipélago das Marianas, cujas principais ilhas são as de Santana, Carrapatal, Mucunandiba, Verde, Grande e Veado.
A Baía de São José é, segundo opinião de alguns dos nossos historiadores, o local em que os portugueses da armada milagrosa derrotaram os franceses na famosa Batalha de Guaxenduba, em que a proteção do céu tão positivamente se manifestou, criando a lenda de Nossa Senhora da Vitória e, por isso, padroeira de São Luís.
Hidrografia
A hidrografia de São José de Ribamar é formada basicamente por rios perenes, de considerável proporções econômicas para pesca, agricultura, transporte e lazer. Hoje se encontram comprometidos em razão da poluição causada pela expansão da rede de esgotamento sanitário da capital. Porém de qualquer forma, ainda continuam utilizados por pequenos agricultores do meio rural na irrigação das suas hortas.
Clima
A cidade possui clima megatérmico com temperaturas que variam de 21º C a 34ºC o ano todo, com pequenas variações sazonais de 1º C apenas. Apesar das altas temperaturas, o clima é agradável influenciado pelos ventos que vem do mar.
Vegetação
Em São José de Ribamar a vegetação predominante é a de cobertura vegetal com abundância de manguezais, vegetação perenifólia além de palmeiras, babaçuais, coco de praia, ariri, juçara e o buriti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário